Alimentação equilibrada protege corpo contra doenças
Alimentos in natura têm menor densidade calórica | Divulgação Unsplash

Alimentação equilibrada protege corpo contra doenças

Por Movimento Fique Saudável

Tempo de leitura: 1 minuto.

A alimentação tem um papel importante na construção de uma vida mais saudável. O que a gente come influencia na nossa saúde e bem-estar geral, como o sono e até mesmo a produtividade no trabalho. É um impacto para o corpo, a mente, o espírito e o meio ambiente.

E ao mesmo tempo em que uma verdadeira revolução tecnológica está acontecendo no mundo, na alimentação, nada parece mais moderno do que voltarmos para o passado – pelo menos em alguns aspectos. Vivemos em um mundo industrializado, mas a produção e o consumo local estão sendo cada vez mais valorizados.

Em meio à pandemia, este assunto ganhou uma relevância ainda maior, já que estar no peso ideal, e desta forma, ficar mais distante de doenças muitas vezes causadas pela obesidade, como hipertensão, a pressão alta e o diabetes, é um fator importante para nos proteger de uma forma mais grave da Covid-19.

Saúde passa, necessariamente, por termos uma alimentação equilibrada e o mais natural possível, explica a professora do Curso de Nutrição da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e doutora em Medicina e Ciências da Saúde – Nefrologia, Rafaela Caron Lienert.⠀“Os alimentos in natura e os minimamente processados são considerados mais saudáveis e têm menor densidade calórica, o que favorece que o consumo não seja exagerado”, relata.

Quer saber como trazer qualidade de vida para a sua mesa? A dica da Rafaela é buscar alimentos obtidos diretamente de plantas ou de animais, e sem sofrer qualquer alteração após deixar a natureza. Ou, então, os minimamente processados, que são os in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis, fermentação, pasteurização, congelamento e processos similares que não envolvem agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.

FELICIDADE
Jorge Kalil
Jorge Kalil

Quem é feliz vive mais?

Tempo de leitura: 2 minutos. A felicidade está intimamente ligada à saúde. Sim, bons momentos vivenciados ao longo dos dias, semanas, meses e anos que

Leia Mais »
Faça seu comentário