Alimentação natural é aliada da imunidade
Dieta equilibrada ajuda o organismo a responder melhor às doenças | Divulgação AdobeStock

Alimentação natural é aliada da imunidade

Por Movimento Fique Saudável

Tempo de leitura: 1 minuto.

Uma alimentação saudável tem papel fundamental no controle da imunidade, pois é capaz de interferir na resposta do organismo em defesa a alguns agentes externos. Esse assunto despertou mais a curiosidade das pessoas durante a pandemia da Covid-19. Afinal, existem alimentos que podem nos proteger do vírus?

Rafaela faz o alerta. “Não existe nenhum alimento que, isoladamente, modifique ou potencialize o sistema imune, assim como os benefícios através de hábitos alimentares não serão observados do dia para noite”, comenta.

Ou seja, fuja das fórmulas milagrosas. “Uma alimentação equilibrada de forma continuada, sim, fará toda a diferença, garantindo que o organismo possa responder melhor às doenças”, elucida.

Isso significa garantir que o corpo receba quantidades adequadas de macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras que fornecem energia em forma de calorias) de qualidade e micronutrientes (vitaminas, minerais, e compostos bioativos encontrados em alguns alimentos). Além de fibras, que auxiliam na regulação intestinal, fazendo com que os nutrientes sejam absorvidos adequadamente. E isso melhora também a imunidade.

Os alimentos in natura e minimamente processados devem ser a base da nossa alimentação, sugere Rafaela. Muitos deles também são ricos em antioxidantes, vitaminas, minerais e fitoquímicos, incluindo compostos fenólicos que exercem ação antioxidante e anti-inflamatória, além de outros benefícios.

Que tal conhecer alguns destes alimentos que ajudam a nos proteger e incluí-los na sua alimentação?

  • Hortaliças;
  • Tubérculos e raízes;
  • Frutas;
  • Cereais;
  • Leguminosas;
  • Oleaginosas;
  • Cogumelos frescos ou secos;
  • Especiarias, ervas frescas e secas;
  • Macarrão e massas frescas;
  • Carne de gado, porco, aves e pescados;
  • Leite pasteurizado ou em pó, sem aditivos;
  • Iogurte sem adição de açúcar;
  • Ovos;
  • Chá, café e água potável
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Jorge Kalil
Jorge Kalil

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