Ambiente precisa estar preparado para boa prática de home office
Boa ventilação e iluminação e mobiliário adaptados são importantes essenciais | Divulgação AdobeStock

Ambiente precisa estar preparado para boa prática de home office

Por Movimento Fique Saudável

Tempo de leitura: 2 minutos.

A pandemia da Covid-19 acabou com os limites físicos entre a nossa casa e o trabalho. E isso tornou a nossa rotina mais desgastante, tanto fisicamente como mentalmente. O home office nos tirou do trânsito, é verdade, mas tem exigido muita disciplina para conseguirmos administrar a rotina da vida pessoal e o trabalho, tudo no mesmo lugar.

O mais importante é estabelecermos horários para iniciar e terminar o dia de trabalho, e locais específicos para trabalhar, que não é o sofá e nem mesmo a mesa, enquanto fazemos as refeições.

O fisioterapeuta especialista na área musculoesquelética e coordenador do Centro de Reabilitação da Pucrs, Pedro Henrique Deon, explica que, na rotina de um home office, é necessário um ambiente adaptado para exercer uma jornada de trabalho saudável. 

Isso significa boa ventilação, iluminação adequada e mobiliário adaptado. O mesmo cuidado vale para as inúmeras reuniões virtuais que temos feito, usando aplicativos como Zoom e Google Meet, o que acaba sendo bem desgastante, especialmente pelo contato maior com as telas. Neste caso, é importante evitar sair de uma reunião pelo computador e entrar imediatamente em outra. Levante um pouco, respire e tome uma água ou cafezinho.

Rotina calibrada para trabalhar em casa. Confira outras dicas:

  • Mantenha horários estabelecidos para iniciar e terminar o trabalho;
  •  Adote uma jornada como se estivesse saindo para estudar ou trabalhar, mesmo que na prática o seu dia seja dentro de casa;
  • Adote pausas durante a jornada de trabalho. Se for possível, a cada duas horas. Respeite os horários de refeição; ⠀
  • Cuide da postura e planeje um espaço para manter a posição corporal adequada. Jamais leve o notebook para o sofá para trabalhar, pois isso pode resultar em dores na região cervical e na lombar; ⠀
  • Sente na cadeira com as costas eretas e os cotovelos apoiados. A cadeira deve garantir um ângulo de 90° para as pernas. O monitor deve estar a uma distância de 50 a 75 centímetros dos olhos, com inclinação de 10° a 20° em relação à mesa;
  • Se você usa o notebook, invista em equipamentos para adaptar a altura da tela e em um teclado auxiliar. Estes dispositivos de adaptação poderão garantir uma postura mais saudável na sua utilização;
  • Faça intervalos ou pausas rápidas, de 10 a 15 segundos. Mude a posição, espreguice ou alongue-se;
  • Se você trabalha sentado, levante-se e estique o corpo. Se trabalha em pé, agache-se e relaxe as costas. Essas práticas colaboram para um trabalho mais produtivo e sem dores.

Fonte: Centro de Reabilitação da Pucrs

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