Conheça o ritual de uma alimentação saudável
Opte por feiras agroecológicas que vendem alimentos in natura e minimamente processados | Divulgação AdobeStock

Conheça o ritual de uma alimentação saudável

Por Movimento Fique Saudável

Tempo de leitura: 2 minutos.

O ato de nos alimentarmos começa no pensamento e passa por diversas etapas. Vamos conferir quais são elas e como deixá-las mais saudáveis?

Onde comprar os alimentos

Aposte na alimentação hiperlocal, ou seja, quando compramos uma comida que não precisou passar por várias etapas até chegar à nossa mesa. Opte por feiras agroecológicas que vendem alimentos in natura e minimamente processados, da época, livres de agrotóxicos, mais nutritivos e ambientalmente mais adequados.

Ah, lembre-se de levar a sua sacola, evitando o uso desnecessário de plásticos ou outras embalagens que aumentam a produção de resíduos.

A hora de ir às compras

Faça um planejamento do que está precisando. Não vá com fome ao supermercado e reflita sobre o que é necessário, antes de adquirir o produto.

Leia os rótulos que trazem informações completas sobre o valor nutricional e compare os produtos. Nos industrializados, o ingrediente mais presente naquele alimento é o primeiro da lista.

Higienize os alimentos ao chegar em casa

Mergulhe os itens em um recipiente com a proporção de 1 colher de sopa de água sanitária sem alvejante e sem perfume para cada 5 litros de água. Preste atenção se, no rótulo da água sanitária comercial, tiver a informação de que é indicado para o uso em alimentos e com registro no Ministério da Saúde. Confira bem a quantidade adequada de diluição de cada produto.

Deixe de molho por 15 minutos e enxágue antes de guardar os alimentos.

A preparação da refeição

O momento de preparar a refeição é uma etapa importante. É legal você aproveitar para ficar consigo mesmo e se concentrar naquilo que está fazendo. Pense que todos os ingredientes que você está preparando vão para dentro do seu organismo e podem lhe fazer mal ou bem, depende apenas das escolhas que você fizer. Ah, e lembre-se de adicionar uma pitada de muito amor e carinho, sem moderação.

Na hora de servir o prato

Pense, pense e pense. E respire profundamente: mais oxigênio fará você fugir da ansiedade e, desta forma, não exagerar na dose.

O momento da ingestão

Concentre-se no ato e mastigue com calma, até mesmo para dar tempo de a leptina, o hormônio da saciedade, ser liberado. É ele que vai avisar ao nosso cérebro que já estamos satisfeitos. Procure sair da mesa com 80% da saciedade – é assim que os povos mais longevos fazem.

FELICIDADE
Jorge Kalil
Jorge Kalil

Quem é feliz vive mais?

Tempo de leitura: 2 minutos. A felicidade está intimamente ligada à saúde. Sim, bons momentos vivenciados ao longo dos dias, semanas, meses e anos que

Leia Mais »
Faça seu comentário