Dormir bem pode nos proteger da Covid-19?
O sono é importante para o equilíbrio metabólico e cardiovascular | Divulgação AdobeStock

Dormir bem pode nos proteger da Covid-19?

Por Movimento Fique Saudável

Tempo de leitura: 1 minuto.

A resposta é sim. O sono é importante para o equilíbrio metabólico e cardiovascular, pois leva a uma redução geral da pressão arterial, da frequência cardíaca e da demanda cardíaca. E tudo isso impacta a forma como reagimos a ameaças de fatores externos.

 “Uma boa qualidade do sono eleva a imunidade do nosso corpo, o que pode significar uma maior proteção contra doenças, como a do novo coronavírus”, explica a especialista em neurologia e medicina do sono.

Além disso, atividade física regular, alimentação balanceada e controle do estresse também ajudam a manter o organismo fortalecido. O controle de estresse pode, inclusive, prevenir ou melhorar o aparecimento daquele estado de grau elevado de alerta (hipervigilância), que contribui para sintomas de ansiedade e de insônia.

Quem dorme mais é mais saudável?

A duração do sono é influenciada geneticamente, mas também por fatores ambientais, relata Dalva. “Há pessoas que sentem necessidade de dormir mais horas e outras que, com menos horas, já estão refeitas. No entanto, estudos mostram que a maioria dos indivíduos que dorme menos que seis horas por dia, em média, enfrenta mais problemas de saúde”, comenta.

Porém, não é apenas o número de horas que influencia a qualidade do sono. É preciso respeitar o que a ciência chama de ritmo circadiano; alguns indivíduos são mais matutinos (precisam adormecer mais cedo) e outros mais vespertinos, cujo melhor sono ocorre mais tarde da noite.

Por isso é fundamental o autoconhecimento. Se soubermos o momento de ir para a cama e o número de horas que o nosso corpo demanda, temos mais chances de ter uma boa qualidade de sono e, consequentemente, de vida.

FELICIDADE
Jorge Kalil
Jorge Kalil

Quem é feliz vive mais?

Tempo de leitura: 2 minutos. A felicidade está intimamente ligada à saúde. Sim, bons momentos vivenciados ao longo dos dias, semanas, meses e anos que

Leia Mais »
Faça seu comentário