Os benefícios de incorporarmos o movimento estão longe de serem apenas físicos. Quem consegue manter uma rotina ativa passa a vivenciar o impacto positivo disso em vários aspectos da sua vida. Muitos dos sistemas do nosso corpo funcionam melhor quando estamos nos exercitando, e de forma consistente, claro.
Quer ver? Sabe qual uma das dicas dos especialistas para você ter uma boa noite de sono? Se exercitar – desde que não seja perto da hora de dormir, claro. Está triste, ansioso e angustiado? Movimentar o corpo é, sabidamente, uma fonte para você melhorar o seu humor e o seu estado geral de bem estar. Está estressado? O exercício físico regular e bem controlado colabora para o alívio do estresse, já que durante essa atividade o nosso organismo libera substâncias que possuem poder analgésico.
Alguns estudos sugerem que níveis elevados de atividade aeróbica podem estar associados a maiores reduções nos sintomas depressivos. Da mesma forma, o treinamento de força pode ajudar a reduzir a ansiedade. Olha que interessante: levantar peso nos tradicionais aparelhos de ginástica ou improvisar em casa com livros, pacote de arroz e de feijão, alivia o estresse.
Quando somos mais ativos, temos um incremento nos nossos indicadores de saúde, como pressão arterial e frequência cardíaca, mas também elevamos a nossa estima e ficamos mais felizes. Sem falar que potencializamos a nossa capacidade de resiliência, ou seja, de conseguir passar por todo esse cenário de uma forma mais equilibrada.