Mudança de rotina afeta nossa qualidade do sono
O dia a dia das pessoas foi completamente alterado em função do isolamento | Divulgação AdobeStock

Mudança de rotina afeta nossa qualidade do sono

Por Movimento Fique Saudável

Tempo de leitura: 1 minuto.

O sono é um dos pilares mais importantes para mantermos a nossa cabeça e a mente saudáveis, mas, também pode ser um dos que mais rapidamente se desregula em momentos de tensão como o que estamos vivendo com a Covid-19.

“As pessoas tinham uma rotina que foi completamente alterada em função do isolamento social. Ainda assim, é importante manter os hábitos de vigília e sono dentro do possível, senão teremos mais sonolência durante o dia, menos energia e maior propensão a ter insônia”, comenta a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em neurologia e medicina do sono, Dalva Poyares.

Quando dormirmos, uma série de processos importantes acontece com o nosso corpo, que vão desde as regulações hormonais (há hormônios que são secretados e outros que diminuem durante o sono) até à limpeza de proteínas do metabolismo cerebral, que são sintetizadas durante o dia. Em resumo: enquanto dormimos, o cérebro faz uma verdadeira “faxina” no nosso organismo.

“As pessoas têm se queixado muito que não conseguem dormir bem ou da forma que dormiam antes da pandemia. Esta alteração tem a ver com a tensão ligada ao que estamos vivendo e também com as mudanças de rotina que tivemos que fazer”, relata. Por isso, para melhorar essa rotina, vale a pena tomar alguns cuidados. Uma boa noite de sono envolve a preparação do ambiente e do corpo e mente para atingirmos o nível de relaxamento. Por isso, reduza as luzes e os sons até o quarto ficar na penumbra e em silêncio. É importante que o ambiente tenha sido arejado durante o dia e que esteja em uma temperatura confortável. Ao deitar, tente ir desligando a sua mente dos pensamentos e relaxar os ombros, tronco e pernas, se preparando, assim, para adormecer.

FELICIDADE
Jorge Kalil
Jorge Kalil

Quem é feliz vive mais?

Tempo de leitura: 2 minutos. A felicidade está intimamente ligada à saúde. Sim, bons momentos vivenciados ao longo dos dias, semanas, meses e anos que

Leia Mais »
Faça seu comentário