A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado Sars-CoV-2, que apresenta um espectro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros graves. Os coronavírus são uma grande família de vírus, comuns em muitas espécies diferentes de animais, como camelos, gado, gatos e morcegos.
Raramente os coronavírus que infectam animais podem infectar também pessoas. Mas, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), que foi identificado em Wuhan, na China, e causou a Covid-19. Depois disso, o que se viu foi a disseminação pessoa a pessoa da doença pelo mundo.
Até 10 de setembro de 2020, tínhamos mais de 27 milhões de casos confirmados de Covid-19 no mundo, e quase 1 milhão de mortes.
Como ocorre a transmissão?
- Toque de mãos contaminadas;
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas e brinquedos
Quais os sintomas?
Eles variam de resfriado até a presença de um quadro respiratório agudo e pneumonia severa. Os principais sintomas são:
- Tosse;
- Febre;
- Coriza;
- Dor de garganta;
- Dificuldade para respirar;
- Perda de olfato;
- Alteração do paladar;
- Distúrbios gastrintestinais;
- Cansaço;
- Diminuição do apetite;
- Dispnéia (falta de ar)
A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer têm maior risco de ficarem gravemente doentes.
De acordo com a OMS, indivíduos de todas as idades que apresentam febre e/ou tosse associada a dificuldade de respirar/falta de ar, dor/pressão no peito ou perda da fala ou movimento devem procurar atendimento médico imediatamente.
Fonte: Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde