O que fazer para ter um bom sono?
Não tomar café ou bebidas alcoólicas pouco antes de deitar contribui para uma melhor noite de sono | Divulgação AdobeStock

O que fazer para ter um bom sono?

Por Movimento Fique Saudável

Tempo de leitura: 2 minutos.

Dormir bem é um elixir do bem viver.  E a preparação e o ambiente podem ajudar você a ter um bom sono.

Confira algumas práticas que vão ajudar na qualidade do sono, com exceção de quem enfrenta algum distúrbio mais sério, que demanda cuidados específicos.

  1. Lide com agendas, problemas ou situações que possam lhe preocupar e, vir à tona na hora de dormir ou no meio da noite, cerca de 2 horas antes de dormir;
  2. Desacelere o organismo e a mente para deitar. Encontre algo que lhe traz uma sensação de bem estar e relaxamento;
  3. Poucas horas antes de dormir, evite ruídos e ambientes muito iluminados;
  4. Adote uma alimentação leve e evite fazer exercícios físicos poucas horas antes de dormir;
  5. Prepare o quarto, deixando-o na penumbra e certifique-se que não esteja nem muito quente nem muito frio.
  6. O colchão deve ser adequado ao seu corpo. Mantenha a roupa de cama sempre limpa.
  7. Vista uma roupa confortável, que deixe seu corpo livre, sem nada apertando.
  8. Nesse momento de preparação para o sono, evite interação com mídias eletrônicas, não somente pela informação luminosa das telas, mas também pela excitação e engajamento que essa atividade pode provocar;
  9. Não tome chá com cafeína, café ou bebidas alcoólicas pouco antes de ir dormir;
  10. Evite ficar na cama sem dormir por muito tempo, isto pode afetar seu sono. O ideal é evitar ler ou ver televisão na cama. Entretanto, há pessoas que, em um ambiente pouco iluminado, com leitura leve ou programa de TV neutro, conseguem dormir mais rápido. Observe o que é melhor para você;
  11. Se você tem insônia, evite ficar preocupado e pensando em dormir. Nestes casos, ler, ver TV ou ouvir música pode distraí-lo e auxiliá-lo a dormir mais rápido. Para algumas pessoas, meditar, rezar ou praticar relaxamento e técnicas de respiração ajudam na retomada do sono.
  12. Pratique exercícios físicos regulares, se possível, monitorados e seguros. Use o cérebro durante o dia. Estudos mostram que pessoas que fazem poucas atividades físicas e mentais durante o dia têm mais insônia.

Ao acordar….

Antes de sair da cama, ao acordar, sente-se primeiro, espreguice o corpo e se prepare (o que inclui a mente) para o dia que vai começar. Muito importante se expor à luz do dia pela manhã para sincronizar e fortalecer seu ritmo biológico.

A exposição à luz do dia pode também influenciar positivamente seu humor.

Se você adotou um estilo de vida mais favorável com as medidas acima e, ainda assim os sintomas persistem sem melhora alguma, é possível que você deva buscar auxílio profissional.

Fonte: Dalva Poyares, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em neurologia e medicina do sono.

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Jorge Kalil
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