Você sabe o que aumentou, e muito, em 2020 em função da pandemia da Covid-19? Os casos de bruxismo – que é o ato de tocar, apertar ou ranger os dentes. Se você costuma acordar com rigidez nos músculos da face e no pescoço e com dores de cabeça, é bom ligar o sinal de alerta.
“O bruxismo está associado a situações como estresse e ansiedade”, explica a fisioterapeuta especializada em Bruxismo e Disfunções de Articulação Temporomandibular, Ana Falk.
O bruxismo pode acontecer de dia (bruxismo da vigília) ou à noite (bruxismo do sono). A identificação é feita por uma anamnese direcionada por um profissional especializado. Mas, as pessoas que sentem tensão nos músculos da face e pescoço, dores frequentes na cabeça, cervical e ombros e desgaste nos dentes, precisam ficar atentas. “Os relatos de fraturas dentárias têm sido cada vez mais frequentes desde o início da pandemia”, acrescenta Ana.
O bruxismo pode ser controlado por meio de estratégias de mudanças de hábitos e pelo manejo do estresse. “Temos que pensar em um tratamento mais global. A Meditação e as técnicas de relaxamento podem ser de grande valor para associarmos aos protocolos específicos para controle do bruxismo”, relata.